Ligue Grátis
Fale Connosco

Blog

Não guardamos segredos. Queremos partilhar tudo consigo! Fique a par do Universo PNID!

Mais Saudavel

Saúde Oral e autoestima: qual a relação?

By Monica Manske | 21/11/2019

É normal, com o passar dos anos, que o nosso corpo mude demasiado.

O nosso cabelo e as unhas perdem vigor, a pele começa a ficar flácida, a ter rugas e linhas de expressão mais marcadas e até a nossa musculatura fica mais frágil. Este conjunto de fatores mexe com a nossa autoestima e com a confiança que temos em nós mesmos. Ficamos cheios de dúvidas sobre a nossa aparência e a nossa jovialidade, mas costumamos esquecermo-nos de algo muito importante: o nosso sorriso. Vamos falar de autoestima e Saúde Oral no avançar da idade.

Ao longo dos diversos artigos já publicados sobre o tema "envelhecer com mais saúde", várias dicas foram apresentadas para si, como: praticar exercícios físicos, cuidar da alimentação, praticar atividades de lazer e também mudar hábitos pouco saudáveis de forma a que tenha mais disposição e energia para viver melhor. Sempre procurámos dar-lhe toda a informação necessária para melhorar as etapas que antecedem o seu envelhecimento. E hoje, não foge à regra!

Queremos falar sobre saúde oral e autoestima.

Com o avançar da idade, a autoestima passa a ser determinante na forma como cuidamos de nós próprios. Se estamos num momento difícil, mais introspectivo e até mesmo desanimado por conta de alguma situação, é comum que a aparência não seja prioridade e acabamos por deixá-la de lado. Um erro comum, mas que deve ser evitado a todo custo pelas consequências que traz consigo:

Problemas como uma imagem pouco cuidada - seja a pele, cabelo, peso acima do recomendado, roupas descuidadas, entre outros, podem levar ao isolamento e provocar um forte constrangimento social.

 

Aqui entra o tema que queremos abordar consigo: a autoestima prejudicada por problemas na boca e nos dentes!

Muitas pessoas descuidam da sua higiene oral e não dão importância aos  problemas dentários que começam pequenos e depois se agravam pela falta de cuidado, como um dente partido, uma cárie e até mesmo a halitose, que é nada mais nada menos do que mau hálito.

Como consequência, a boca fica com aspecto doente, começam os pequenos sangramentos e inflamações, que podem culminar em dentes amolecidos ou até mesmo, em perda dentária. Já imaginou o quanto isso influenciaria a sua aparência, o seu convívio social e a sua autoestima? Acha que muito, ou pouco?

A importância de um sorriso bonito e bem cuidado:

Uma boa saúde oral e um sorriso saudável e brilhante são o verdadeiro cartão de visita de uma pessoa. A autoestima resulta de um bemestar físico e emocional provenientes da imagem, da aparência e da apresentação pessoal. Por isso, cuidar não só do corpo e da mente, mas também dar atenção especial aos dentes e ao sorriso, é imprescindível - além de que, a boca pode ser a porta de entrada para outras doenças que afetam o nosso corpo.

Pense e reflita connosco: sabia que mais de 68% da população portuguesa sofre de problemas dentários? É um número bastante considerável e que se não forem tomadas medidas simples em relação aos cuidados básicos de higiene oral e ajuda profissional, podem causar perda dentária e provocar o desaparecimento do seu sorriso. 

Imaginamos que conheça pessoas que costumam levar a mão à frente da boca quando falam ou sorriem, para esconder os seus problemas dentários ou até mesmo o mau hálito, mas que muitas vezes por falta de informação, não recorrem a nenhum tratamento. Convivem por anos e anos com essa situação de insegurança e mal-estar e não procuram ajuda para melhorar a sua saúde oral.

É triste que uma população que está a aumentar a expectativa de vida não tenha cuidado com a sua boca e o seu sorriso, que além da estética, são tão importantes nas funções mastigatória e da fala.

 

Quais os impactos da saúde oral além da estética?

Sim, é isso mesmo que leu: a saúde oral influencia diretamente a sua fala e também a sua capacidade mastigatória. Se tem falta de algum dente e já fala com a boca mais fechada para esconder o seu sorriso, as pessoas não vão entender o que está a dizer e mais: a sua dicção propriamente dita fica prejudicada pelos problemas dentários.

Além disso, se sente dor de dentes ou está se tem alguma doença dentária, a sua alimentação também fica comprometida, já que vai evitar uma série de alimentos mais difíceis de mastigar. O resultado: a sua nutrição fica debilitada pois começa a consumir uma variedade mais limitada de alimentos, sendo mais um fator que abre portas para outras doenças, já que a sua imunidade também pode sofrer impactos negativos.

Uma situação leva a outra:

autoestima baixa = falta de cuidados com a saúde oral ou falta de cuidados com a saúde oral = baixa autoestima.

O facto de a idade chegar para todos não deve, de facto, ser motivo para não cuidar da aparência e da estética. Todos gostamos de olhar-nos no espelho e apreciar o que vemos - a nossa história está escrita em cada linha do nosso rosto, em cada mancha na pele, em cada ruga. E é essa história bonita que também é valorizada quando nos cuidamos, já que o nosso bemestar reflete-se na autoestima e também coloca um sorriso bonito no nosso rosto.

Um sorriso bonito e saudável exige cuidados, como a correta higiene oral diária e as visitas regulares ao dentista, mas certamente isso está ao seu alcance. Sorriso bonito e bem cuidado, saúde oral em dia e autoestima para viver a melhor idade com toda a felicidade e disposição que sempre imaginou.

Desta forma, estas são mais algumas dicas que trazemos para envelhecer com boa aparência e muita saúde. Cuide de si, ame-se e mantenha o seu corpo e a sua mente sempre saudáveis e em perfeito funcionamento.

Assim, se não nos deixarmos levar pela ideia de que estamos a envelhecer, podemos perfeitamente conjugar Saúde Oral e Autoestima. Por isso já sabe, cuide de si e da sua Saúde Oral: se tem vontade, consegue!

Relacionado
Saúde Oral
O meu dente caiu! E agora?
By Pedro Guedes | 08/02/2021

Não é fácil para ninguém perder um dente, seja por doença ou por uma simples pancada. Um momento como este exige cuidados, até porque, se um dente caiu, há como reverter esse quadro.

E se ele cai, o melhor a fazer é descobrir o que causou a perda dentária, o que fazer numa situação destas e de que maneira podemos prevenir que isto nos venha a acontecer. Mas o mais importante é saber que existem soluções que resolverão o seu problema, como as oferecidas pelo PNID.

Continue a ler este artigo e tire as suas dúvidas sobre como e o que fazer se, por alguma infelicidade, ou obra do acaso, o seu dente caiu. Vamos lá?

 

O que causa a queda de um dente?

Se o seu dente caiu, este é um sinal de que algo não está bem com a sua Saúde Oral. Seja por causa de uma doença, trauma ou fratura nos dentes ou na parte óssea. Entre os motivos mais comuns para a perda dentária ou extração de dentes estão:

  • Doenças periodontais;
  • Traumas nos dentes;
  • Fratura dentária;
  • Bruxismo;
  • Hábitos que levem a fissuras dentárias.

Entretanto, o maior e principal causador da perda dentária é a falta de cuidado com a própria Saúde Oral, daí que a escovagem dos dentes e o uso do fio dentário sejam tão importantes.

A falta de higiene oral está diretamente relacionada com a ocorrência de cáries ou lesões periodontais, que afetam bastante a raiz e a base de sustentação do dente.

Logo, se o seu dente caiu, não perca a calma nem o controlo, pois num momento como este o próximo passo é saber o que fazer para solucionar o problema da maneira rápida, sem meter a sua saúde em causa.

 

O dente caiu. O que fazer?

dente caído

Se o seu dente caiu, a atitude certa vai depender bastante do motivo que causou a sua queda.

Se o que motivou a perda dentária foi uma doença periodontal, as melhores alternativas são a substituição do dente perdido através da colocação dum Implante Dentário ou de uma prótese removível. De qualquer das formas, ambos os processos só poderão ser realizados por um Médico Dentista expert.

Porém, se o dente caiu por questões acidentais, como uma pancada que sofreu na região da boca, e ainda se encontra inteiro, deve seguir alguns passos para tentar garantir a reimplantação do dente:

  1. Recolha o dente que acabou de cair;
  2. Lave o dente com água corrente e mantenha-o em saliva, leite ou soro até, no máximo, 2 horas;
  3. Vá a um Médico Dentista o mais depressa possível para tentar reimplantar o dente que caiu;
  4. Ainda que a reimplantação seja um sucesso, é fundamental que o paciente recorra também a um Médico Dentista expert, pois pode ser necessário realizar um tratamento de canal. 

Agora que já sabe o que fazer se algum dos seus dentes vier a cair, é preciso ter ainda mais perspicácia e entender como prevenir a queda dos dentes.

 

Prevenção da queda de um dente

Como uma das principais causas está associada a doenças periodontais, a melhor forma de preveni-las é cuidar da sua Saúde Oral. Como por exemplo, fazer a escovagem dos dentes três vezes ao dia e o uso do fio dentário e de elixires orais. Além, é claro, de se consultar regularmente com um Médico Dentista para verificar se a sua Saúde Oral anda bem.

Já para quando o dente caiu devido a alguma lesão física, o que se pode fazer é ter mais cuidado na prática de desportos e de qualquer outra atividade que apresente mais risco, para que não se aleije na região da boca.

Assim sendo, se o seu dente caiu, o melhor a fazer é entender o que motivou a queda do dente, ou dos dentes em questão, e cuidar adequadamente da sua Saúde Oral, para que os restantes dentes não venham a cair também. Esta será sempre a melhor forma de prevenção da queda dentária.

 

Como o PNID contribui para recuperar os seus dentes

O nosso objetivo é estar o mais próximo possível dos nossos pacientes, por isso, temos várias clínicas espalhadas por todo o território nacional. Além de Portugal, contamos também com duas clínicas, em Londres e Paris, permitindo que mais pacientes na Europa tenham acesso a tratamentos dentários de excelência na área da Implantologia.

Oferecemos consultas de avaliação oral sem custos, para que possa saber, ao certo, quais são as suas necessidades e como pode tratar da sua Saúde Oral. Não custa nada, só precisa de partilhar os seus dados connosco e esperar pelo nosso contacto, para que possamos marcar a consulta para o dia e hora que lhe sejam mais convenientes.

Saúde Oral
Limpar a língua ajuda a prevenir o mau hálito. Saiba como!
By Pedro Guedes | 01/02/2021

É muito bom ter um hálito fresco e agradável para poder conversar com os amigos, rir com os familiares ou beijar a pessoa que amamos. Não acha?

Mas, para isso, é necessário cuidar corretamente da sua Saúde Oral. E quando falamos deste tema devemos perceber que não se trata apenas de escovar os dentes ou usar o fio dentário. É fundamental cuidar também da higiene da língua, para evitar problemas como o mau hálito.

O mau odor oral pode ser causado por diferentes fatores, sendo o principal deles a má higiene da língua. E pode sempre resolver este problema, seja com a ajuda de um Médico Dentista ou com simples mudanças de hábitos de higiene oral.

Continue a ler este artigo, porque ainda lhe vamos dizer quais são os principais causadores do mau hálito e como resolver cada um deles, mostrando-lhe também como limpar a sua língua, para evitar que esses males aconteçam. Preparado? Então, vamos lá!

 

Algumas causas e formas de prevenir o mau hálito

Não existe apenas uma causa possível para o mau hálito. Enumerámos algumas abaixo, explicando também o melhor caminho para acabar com cada uma delas.

 

Beber pouca água

Quando uma pessoa bebe pouca água, as suas glândulas salivares começam a produzir menos saliva, prejudicando uma das principais funções da saliva na boca: ajudar à sua limpeza. Isto faz com que fiquemos com mau hálito.

Para evitar o problema, a resposta é muito fácil: beba bastante água, pelo menos 2 litros por dia. Seguindo esta dica manterá o mau hálito longe de si, para além de manter o seu corpo sempre bem hidratado.

 

Stress

O stress também é um dos possíveis causadores do mau hálito, e vamos explicar-lhe o porquê.

O stress ajuda a liberar algumas hormonas que acabam por interferir no funcionamento normal do nosso organismo, inclusive da nossa boca. Na boca, essas hormonas afetam consideravelmente a ação das nossas glândulas salivares, fazendo com que haja uma diminuição da produção de saliva, de que já falamos anteriormente, e que é responsável pela limpeza oral.

Logo, se estiver a passar por algum período mais stressante, procure ajuda profissional para não sofrer com esse problema e, consequentemente, com o mau hálito.

 

Alimentação

A ingestão de alguns alimentos também pode ser uma das causas do mau odor oral. Alimentos como alho, cebola, derivados do leite, atum, podem provocar mau hálito. Por isso, controle a quantidade e a frequência com que ingere estes alimentos.

 

Falta de higiene da língua

No entanto, os maiores motivos para que se tenha mau hálito são: não realizar regularmente a limpeza da sua língua ou não saber como fazê-lo de forma adequada.

A maior e grande culpada pelo mau odor oral é a saburra lingual, aquela matéria esbranquiçada ou amarelada que se acumula na língua e que é formada por células mortas e muco produzido pela boca, propiciando a formação de placas bacterianas.

Apesar de o aparecimento da saburra também estar associado a desequilíbrios gastrointestinais, a doenças renais ou hepáticas, a sua causa mais comum é mesmo a falta de higiene oral.

 

Como limpar a língua

Para acabar de vez com o mau hálito, não há grandes segredos: basta cuidar da sua Saúde Oral. Faça, diariamente, tanto a escovagem dos dentes quanto o uso do fio dentário, para evitar que restos de alimentos se acumulem na sua boca e língua.

Porém, apenas estes dois cuidados não bastam! É extremamente importante que também fique atento à higiene da sua língua e faça, todos os dias, a sua limpeza, com um raspador de língua, para que consiga retirar a saburra, que é uma das principais responsáveis pelo mau hálito.

Mas, algumas pessoas não se habituam a utilizar estes instrumentos. Nestes casos, a melhor alternativa é utilizar a escova de dentes, ou a parte de trás que algumas escovas, que têm rugosidades precisamente para esse efeito.

Quanto à frequência da escovagem da língua, recomenda-se que seja feita de manhã e à noite, antes de ir se deitar. Os elixires orais também são indicados, já que ajudam a eliminar as bactérias presentes na boca. Mas tenha cuidado com o seu uso excessivo e com os ingredientes. Os que têm álcool, por exemplo, podem ser prejudiciais para as mucosas da boca.

Como pôde ver, o mau hálito é um problema fácil de ser tratado. Basta manter os cuidados de higiene oral, em especial da língua.

Também é importante ir regularmente ao Médico Dentista, para que ele possa acompanhar e tratar o mau hálito, caso a situação seja mais complicada de resolver. Tratar e resolver este problema é o melhor caminho para que volte a recuperar a confiança, autoestima e bem-estar.

Se gostou deste artigo, partilhe-o com os seus amigos e familiares. E, se gosta de estar informado sobre as doenças e o universo da Medicina Dentária em geral, continue a acompanhar este blog.

Saúde Oral
Manchas nos dentes: quando devo ir ao médico dentista?
By Letícia Beilfuss | 19/01/2021

Estava a escovar os seus dentes, olhou-se ao espelho e identificou manchas nos dentes. E agora? O que poderá ser?

As manchas nos dentes são muito mais comuns do que possa imaginar. Grande parte delas são pequenas, e isso faz delas fáceis e rápidas de remover. Porém, há as que são mais complicadas e necessitam de um diagnóstico para o tratamento.

Saiba mais sobre as manchas nos dentes e quando há motivos para se preocupar.

 

Categorias de manchas nos dentes

Os Médicos Dentistas separam as manchas nos dentes em duas categorias: as intrínsecas (manchas internas) e as extrínsecas (manchas na superfície).

As extrínsecas são as que ocorrem devido ao excesso de consumo de alguns alimentos, bebidas ou até de alguns hábitos. Já  as manchas intrínsecas, que aparecem na parte de dentro dos dentes, são consequência do uso do antibiótico tetraciclina, fluoreto dental (uso e ingestão de flúor na infância de forma incorreta) ou dentes com algum trauma.

 

O que causa manchas escuras nos dentes?

Manchas na superfície (extrínsecas) e descoloração podem ser causadas por:

  • Tabaco (tanto fumado como mastigado);
  • Ingestão de café, chá, ou vinho tinto;
  • Ingestão de alimentos altamente pigmentados, como cerejas e amoras;
  • Acumulação de tártaro, resultante da placa bacteriana endurecida.

 

Manchas internas (intrínsecas) podem ser causadas por:

  • Tratamento com o antibiótico tetraciclina durante o período de formação dos dentes;
  • Aparência amarelada ou acinzentada dos dentes, como parte do processo de envelhecimento;
  • Trauma nos dentes, que pode resultar na morte do nervo do dente, conferindo-lhe uma cor acastanhada, acinzentada ou preta;
  • Ingestão excessiva de flúor durante a formação dos dentes (desde o nascimento até os 16 anos), o que dá ao dente uma aparência manchada.

 

Como eliminar as manchas dos dentes?

Antes de pensarmos em eliminar as manchas dos dentes, devemos pensar na prevenção. Uma maneira eficaz de evitar essas manchas é diminuir a ingestão de alimentos com corantes e eliminar o tabaco e outros hábitos que pigmentem os dentes.

Mas, para eliminar as manchas dos dentes, existem alguns alimentos que podem ajudar, como:

  • Abacaxi - tem uma enzima chamada bromelina, que remove naturalmente as manchas;
  • Morango - a fruta contém ácido málico, um adstringente natural que ajuda a retirar manchas;
  • Cenoura - por conter vitamina A, ajuda a proteger o esmalte dos dentes. 

 

As manchas nos dentes podem ser cáries?

Além das manchas amareladas, muitas pessoas observam pintas pretas nos dentes, parecidas com as cáries. Mas nem sempre um ponto preto nos dentes é sinal da existência de cáries. Pode ser um indicador dessa doença, mas também é possível que tenha outro motivo. Pode ser apenas um alimento preso na fissura do dente, uma pigmentação de corantes de alimentos ou de medicamentos, ou até uma mancha provocada por bactérias.

De qualquer forma, mesmo que não tenha uma cárie, é importante procurar o seu Médico Dentista para avaliar a sua Saúde Oral e tomar os cuidados necessários, caso tenha manchas nos dentes.

É difícil diferenciar o tipo de mancha, e apenas um profissional capacitado poderá perceber do que se trata.

 

Quando me devo preocupar com as manchas nos dentes?

Caso o ponto preto realmente signifique que tem uma cárie, esta deverá ser tratada o mais depressa possível. E a melhor forma de resolver o problema é através duma restauração. Este é o processo no qual a cárie é retirada com uma técnica mecânica e é escolhido o melhor material para restaurar o dente afetado. Se a cárie não for tratada a tempo, irá evoluir, e a melhor opção poderá passar pelas porcelanas, que têm uma resistência maior.

Esteja atento e consulte sempre o seu Médico Dentista de confiança!